23.11.18

TUPARETAMA | Clima pesado na Câmara: vereadora Vandinha se afasta do bloco da oposição.

No Reveillon Vandinha vestirá vermelho ou amarelo? Façam suas apostas.
Faltando poucas semanas para o recesso legislativo e menos de 2 anos para as eleições municipais, a vereadora Vandinha afasta-se cada vez mais do grupo de oposição na Câmara Municipal, do qual fazia parte juntamente com os vereadores Plécio, Orlando, Danilo e Priscilla. 

Os 5 vereadores aliados ao ex-prefeito Dêva Pessoa compunham até agora a maioria na Câmara e tanto decidiam quanto determinavam a maior parte das pautas e votações. Não chegaram a causar grandes derrotas ao prefeito Sávio Torres nesses dois anos de legislatura mas também nunca deixaram de incomodar. Com a decisão de afastar-se do grupo, a vereadora Vandinha instala um clima de incertezas no cenário da casa e abre espaço para muitas especulações.

Quem ganha com o grupo dividido?
Como é natural quando o tema é política partidária, começaram a circular na cidade as diversas opiniões sobre quais seriam as causas da decisão de Vandinha. Seus eleitores, opositores do prefeito Sávio Torres, estariam se sentindo traídos pela vereadora?  Conversei com alguns, revoltados, e que dão como certa sua adesão ao bloco do gestor. Será?  

Para tentar esclarecer o assunto procuramos Vandinha. Em conversa com este blog a vereadora foi atenciosa mas um pouco evasiva e preferiu não entrar em detalhes sobre sua decisão. Reafirmou apenas que no momento sua posição é de neutralidade, não está com a oposição tampouco com a bancada da situação. 

Indagada sobre os boatos de que uma das causas da sua saída da oposição teria sido uma discussão entre ela e o ex-prefeito Dêva Pessoa, disse que não é verdade, que não chegou a conversar com Dêva Pessoa sobre o assunto nem foi procurada por ele e que a última vez em que conversaram foi no início da campanha eleitoral deste ano. 

Perguntamos também se ela teria sido procurada pelo atual prefeito Sávio Torres ou algum representante de seu grupo político, já que circula na cidade o boato de que a vereadora teria recebido proposta financeira para deixar a oposição. Sobre este assunto Vandinha também negou veemente e disse ao blog que em nenhum momento teria conversado com o Sávio Torres sobre seu trabalho na Câmara ou recebido qualquer proposta dele.

Procurados pelo blog, os vereadores da oposição preferiram não comentar o assunto. "Tudo ainda é muito recente. A situação é delicada e nossa relação está um pouco estremecida, então no momento preferimos aguardar e deixar a poeira baixar." 

Um "V" a menos? 
O certo é que há alguns indícios do que levou Vandinha a, segundo ela própria, se colocar em neutralidade: Primeiramente, a relação entre Dêva Pessoa e seus vereadores aliados nem sempre foi tranquila. Há reclamações do seu temperamento e da dificuldade de diálogo. Com Vandinha essa relação conflituosa se estende desde que ela trabalhou como secretária de Saúde, embora todos concordem que sua eleição para a Câmara se deve ao empenho de Dêva e de Núbia. Na campanha deste ano, quando o bloco da oposição resolveu deixar Dêva "na mão" e apoiar seus próprios candidatos a deputados federal e estadual, a coisa azedou. Com o resultado eleitoral positivo para ambos, Dêva e vereadores, a situação voltou ao "normal" de antes. Mas sempre resta alguma aresta...  

Outro indício é a aproximação recente entre Vandinha e o sempre moderado Diógenes Patriota. O vereador propôs a mudança de horário das reuniões ordinárias da Câmara  para as manhãs das segundas-feiras.  A oposição é contra, por diversos motivos, entre eles a impossibilidade de transmissão das sessões via Rádio. Vandinha se declarou a favor da proposta de Diógenes e aumentou a crise e a desconfiança entre seus colegas de partido. 

O enredo se desenrola e todos aguardam os próximos capítulos dessa reviravolta política na Câmara de Tuparetama. Vamos acompanhar!  

Por enquanto e para fechar esta postagem gostaríamos de saber sua opinião sobre a atitude da vereadora Vandinha. Você concorda que ela deve mesmo se afastar da oposição? (Atualização: tivemos problemas na página da enquete e achamos por bem suspender a pesquisa. Pedimos desculpas a quem não conseguiu acessar).



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...