29.3.19

CIDADANIA | Inscrições abertas para o Parlamento Jovem Brasileiro 2019


Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa da Câmara dos Deputados que simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. Durante o encontro, que será realizado de 23 a 27 de setembro, em Brasília, os jovens recebem informações sobre processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais.
Serão selecionados 78 projetos de lei. O número de vagas para deputados jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. Pernambuco, por exemplo, recebe quatro parlamentares jovens. Empossados como deputados, os jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.
O objetivo do PJB é proporcionar aos estudantes de ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos, a vivência do trabalho dos deputados federais na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de Leis, escrevendo projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o nosso país.
Para participar do PJB é necessário que o estudante preencha a ficha de inscrição, anexe um projeto de lei de sua autoria (de tema livre e com impacto nacional) junto com a documentação necessária para a Secretaria de Educação e Esportes do Estado. Este ano, excepcionalmente, a inscrição também pode ser realizada pelos Correios. Para isso, o candidato precisa imprimir os formulários para preenchê-los.
Clique aqui para Inscrição Online | Clique aqui para Inscrição Via Correios | Clique aqui para acessar o Guia do Participante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...