Essa é a Chanana (Turnera ulmifolia L.) conhecida também como flor-do-guarujá, Turnera, Albina e Damiana. É uma planta de fácil dispersão das sementes e nasce espontaneamente em terrenos baldios ou áreas cultivadas, presente em todo o país.
Apresenta efeitos psicoativos e terapêuticos com propriedades tônica, estimulante, afrodisíaca, diurética, expectorante e adstringente. Na medicina já é empregada em tratamentos tratamento de várias doenças. O seu óleo essencial inibe o crescimento de fungos do gênero Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton. O Departamento de Farmácia da UFMA pesquisa seu uso medicinal e desenvolve há 18 anos um fitoterápico à base da Chanana para utilização em soropositivos. O tratamento consiste na ingestão da tintura pelos pacientes atingidos pelo vírus.
Tem mais: Além de bonita, essa planta é gostosa! Pois é, a chanana é uma PANC (planta alimentícia não convencional). As flores são comestíveis!
Suas lindas flores são deliciosas para consumo direto, possuem um sabor bem suave e adocicado. As flores ficam deliciosas em saladas verdes ou saladas de frutas e para enfeitar bebidas e drinks. O ideal é colher as flores na hora em que for consumir!
Suas folhas secas ou frescas são usadas como substitutas do chá verde e resultam num chá herbal delicioso!
As folhas secas e moídas também podem ser usadas como um tempero aromatizante, chamado oreganillo, muito usado em outros países como a República Dominicana.
Propriedades medicinais
A Chanana tem propriedades afrodisíacas, expectorantes, analgésicas e antibióticas. Foi muito usada pelos Astecas como remédio contra a impotência.
Os Maias usavam-na para estimular o prazer sexual e os índios da América do Sul, a usavam como chá curativo.
Para artrite recomenda-se o uso da flor em infusão com álcool a 70% e passar com algodão no local de 2 a 3 vezes ao dia.
Chá das folhas e flores ( infusão de 1 colher de sopa de folhas secas e flores para cada 200 ml de água fervente) é indicado para:
- Pacientes com deficiência na imunidade;
- problemas de bronquite (pode-se usar como lambedor expectorante, incluindo as raízes),
- diabete;
- má digestão,
- disenteria;
O Chá também é analgésico e ajuda a amenizar dores fortes:
- reumatismo;
- dor menstrual;
- dispepsia;
- dor de dente;
- dor nas costas;
- febre;
- gripe;
- incontinência urinária;
- sangramento do útero;
- crises de vesícula.
Ou seja, se você não sabia, agora tem muitos motivos para preservar a Chanana e usá-la a seu favor.