¹

21 de março de 2019

NORDESTE | Impactos do acordo sobre Base de Alcântara para quilombolas e situação de famílias atingidas por Usina de Itaparica serão tema de Audiências aprovadas por Carlos Veras

Foto Lula Marques

O Deputado Carlos Veras (PT-PE) conseguiu aprovar, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados requerimento para a realização da Audiência Pública “Os impactos do contrato do Brasil com os Estados Unidos para o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão”. 

A região maranhense abriga o maior número de quilombolas do Brasil, somando 210 comunidades, que não foram consultadas sobre o acordo e que há quase 40 anos lutam pela titulação do território. São milhares de famílias inseguras com relação ao futuro, sobre o que vai acontecer com elas. Por isso, o debate sobre o assunto é de extrema urgência e relevância. 

Ainda na CDH conseguiu também a aprovação do seu requerimento para realização de audiência pública conjunta com o Senado Federal para discutir a situação de milhares de famílias atingidas pela Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga - Lago de Itaparica, que se estende por 150 quilômetros e cobre uma superfície de 83.400 hectares dos estados da Bahia e de Pernambuco. O reassentamento de Itaparica é fruto da área inundada pela usina. São aproximadamente 10,5 mil famílias atingidas, que moravam na área inundada, das quais 4,6 mil na zona urbana e 5,9 mil na zona rural, incluídas 200 famílias indígenas da tribo Tuxá. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...