26.3.19

TUPARETAMA 57 ANOS | De 1982 a 1996, os imbatíveis Pedro Tunu e Vitalino


Com a eleição de Pedro Torres Tunu para Prefeito (vice José Luciano de Lima) em 1982, tem início o que se convencionou chamar de um novo tempo para o município. Trazendo uma gestão ousada e inovadora Pedro Tunu constrói uma nova cidade e inaugura um estilo mais moderno e democrático de administração. 

A história do desenvolvimento de Tuparetama passa a ser dividida em dois períodos, antes e depois da sua administração. É uma constatação indiscutível, aceita por todos, inclusive pelos seus adversários políticos. Num próximo texto falaremos melhor sobre esse período de 6 anos da primeira gestão de Pedro Tunu. 


O trabalho iniciado por Pedro Tunu tem continuidade com a administração do sucessor por ele indicado nas eleições de 1988: o professor Vitalino Patriota (vice João Martins Feitoza). Vitalino prossegue com as obras de infraestrutura da cidade, sobretudo calçamento e esgotos. Outra ênfase das ações de sua gestão foi no apoio à agricultura e aos produtores rurais. 

Pedro Tunu foi um gestor de muitas obras e ações inovadoras, Vitalino por sua vez investe na assistência social e na saúde. A cultura e o esporte foram segmentos que ambos abraçaram e apoiaram. Mesmo enfrentando seca e crises econômicas, Tuparetama vive durante a primeira gestão de Vitalino o ápice deste ‘período áureo’ da sua história política e social iniciado em 1983 com Pedro Tunu.

Esses dois governos inovadores,consecutivos, deixam a oposição muito enfraquecida. A aprovação do primeiro governo de Vitalino é unânime e se refletirá nas duas eleições seguintes: 1992 e 1996. Concorrendo sozinho e eleito para seu segundo mandato, Pedro Tunu volta à prefeitura tendo como vice seu irmão Sávio Torres.



Em 1996 o candidato é novamente Vitalino Patriota (vice Expedito Marques), que se elege como o candidato com maior frente de votos na história das eleições do município, uma clara resposta de aprovação dos cidadãos ao seu primeiro governo e da força do grupo político liderado até então pelas famílias Torres Tunu e Patriota.

Tárcio Oliveira 







Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...