¹

3 de abril de 2019

CHUVAS | Santa Terezinha, Flores e Brejinho lideram chuvas no Pajeú neste 1º trimestre. Tuparetama deixou de ser "lanterninha"


Na região do Pajeú, Santa Terezinha, Flores e Brejinho são os três municípios com maior precipitação de chuvas no trimestre, acima dos 500 milímetros.  Quixaba, Itapetim e Carnaíba foram os locais onde menos choveu, abaixo dos 350 ml. 

São números positivos, se comparados com as médias de chuva nos primeiros  trimestres de anos anteriores. Já se registra uma 'novidade' nesse 1º trimestre de 2019, pelo menos para os tuparetamenses: o município que há anos seguidos sofria com a triste posição de local do Pajeú onde menos chovia, agora saiu da 'lanterninha' e aparece como o 10º na lista.

Os dados são divulgados pelo IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco e pela APAC Agência Pernambucana de Águas e Clima, do Governo de Pernambuco e confirmam as previsões de regularidade das chuvas no período. 

Apesar de animadores esses dados ainda não excluem a possibilidade de "seca verde" na região, quando a quantidade de chuvas é insuficiente para garantir produção agrícola e abastecimento de água. Há esperança: para o trimestre de abril a junho a APAC prevê mais chuvas na região, com expectativa de índices superiores aos últimos anos.

Tárcio Oliveira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...