IMAGEM DO DIA

IMAGEM DO DIA

27.4.19

PAJEÚ | Barragem de Ingazeira já é berço de cultivo ilegal com agrotóxicos.

Foto: Tito Barbosa
Blogs da região denunciaram neste fim de semana o surgimento de plantações ilegais nas áreas cultiváveis da Barragem da Ingazeira. A denúncia é de que cerca de treze hectares já estão sendo usados para cultivo de pimentão e tomate com alta incidência de agrotóxicos.  O uso indiscriminado de agrotóxicos,  sem controle ou assessoria técnica adequada, coloca em risco a saúde da população e contamina a água da barragem.

Foto: Tito Barbosa
Com as chuvas deste ano a barragem acumulou até agora cerca de 5% de sua capacidade total. Foi o suficiente para o início dessas plantações ilegais em seu leito. 

A Câmara Consultiva Regional do Comitê de Bacias do São Francisco está articulando um grande seminário sobre agrotóxicos.  A questão do uso de veneno nas plantações vem ganhando destaque na sociedade pelo número de casos de doenças como câncer e sequelas neurológicas. Por outro lado o governo Bolsonaro tem se empenhado na liberação de mais venenos, somente nos seus 3 primeiros meses de gestão mais de 100 agrotóxicos foram liberados para venda e uso no Brasil, alguns proibidos em outros países por estarem relacionados ao câncer e à morte de animais como abelhas e peixes.    

O  uso inadequado de agrotóxicos aqui na região do Pajeú também é uma preocupação de grupos como o Fé e Política, da Diocese. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...