IMAGEM DO DIA

IMAGEM DO DIA

15.5.19

REGIONAL | Professores de São José do Egito e Tuparetama protestam contra cortes na educação


São José do Egito (PE) também teve ato público nessa quarta-feira (15 de Maio). O ato fez parte das manifestações e dia de greve nacional em protesto contra os cortes de verba destinados ao ensino, anunciados pelo presidente Jair Bolsonaro. São mais de 7 bilhões de reais congelados em todos os níveis educativos, incluindo o não repasse de 30% do orçamento não obrigatório das instituições de ensino superior. 

Professores de Tuparetama e São José do Egito caminharam pela manhã, em passeata saindo da sede do SINTEPE, levando faixas, cartazes e esclarecendo a população sobre os motivos da paralisação e outros temas atuais, como a reforma da Previdência. 

Esses protestos que aconteceram por todo o país constituem a primeira grande manifestação organizada contra o governo Bolsonaro e sua política de tragédias no plano econômico, social e educacional. A visão de sociedade do atual presidente, com apenas 5 meses, pode ser resumida por um projeto de reforma da Previdência que pretende destruir a seguridade social e condenar os trabalhadores à morte; Já no que se refere à Educação, sem qualquer plano para a área, Bolsonaro e seu ministro demonstram uma visão tosca e improvisada, de total desprezo pelos estudantes e professores. 

No ato realizado em São José do Egito também participaram alguns estudantes e representantes de movimentos sociais. A ausência de muitos professores das redes municipais e estadual de ensino e a falta de mobilização dos estudantes em geral foi uma das falhas apontadas pelos organizadores, ainda assim o ato foi positivo e contribuiu para alertar a população sobre a desastrosa política em curso no país, que desmonta programas sociais, destrói direitos e trata a educação como inimiga.


CONFIRA AS FOTOS DA MANIFESTAÇÃO:
































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...