IMAGEM DO DIA

IMAGEM DO DIA

28.10.19

BRASIL | Legalizar maconha poderia render bilhões em impostos


Um estudo divulgado pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados em 2016 confirma que a legalização da maconha poderia render até R$ 6 bi em impostos. Somente com o sistema prisional do país a economia chegaria a R$ 1 bilhão para os cofres públicos.

A economia obtida com a legalização da maconha, como já tem ocorrido em outros países, seria cerca de 40% do que o país arrecada em impostos sobre bebidas alcoólicas e 60% da arrecadação com o tabaco. 

A metodologia foi inspirada em um estudo feito em 2010 para o Instituto Cato por Jeffrey Miron, de Harvard, e Katherine Waldock, da New York University. Segundo o pesquisador Miron, a Legalização significa menos violência, menos gastos do governo e a abertura de uma nova fonte de taxação. A experiência internacional mostra que a legalização funciona.  

A maconha é a droga ilícita mais consumida do mundo. Nos últimos anos, experiências de legalização tem sido feitas com resultados promissores em lugares como o Uruguai e os estados americanos do Colorado e Washington. Portugal, que descriminalizou todas as drogas há 15 anos, é hoje o país com as menores taxas de consumo entre jovens da Europa.

A legalização da maconha também faria o país economizar o dinheiro atualmente gasto para perseguir, processar, julgar e manter presas as pessoas que usam e vendem a substância.  


O Brasileiro e a legalização da maconha: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...