IMAGEM DO DIA

IMAGEM DO DIA

27.10.19

POLÍTICA | Ranking dos prefeitos vem gerando polêmicas.


Optamos por suprimir o texto original da postagem mais acessada no blog esta semana. Trata-se da publicação sobre o Ranking dos Melhores e Piores Prefeitos de Pernambuco publicado pela Ong Liberdade.PE. Na postagem colocamos as nossas explicações (pra ler clique aqui). 

Desde que foi publicado esta semana, o Ranking dos Melhores e Piores Prefeitos de PE vem gerando muita discussão e polêmica. Mesmo tendo, inicialmente, 4 prefeitos da região do Pajeú colocados entre os 12 Melhores (São José do Egito, Ingazeira, Iguaracy e Tabira) os blogs mais acessados da região como Blog do Marcello Patriota, Nill Junior e FINFA optaram por 'ignorar' o ranking e não publicar nada a respeito até o momento. A única referência foi uma nota da coluna do Magno Martins, em que ele se refere ao ranking como "falácia".

O ranking FOI ATUALIZADO  em 26/10 e no momento APENAS o prefeito Adelmo Moura de Itapetim (8ª colocação) e Lino Morais de Ingazeira (12ª colocação) aparecem entre os 12 melhores.  Evandro, de São José do Egito, que estava em 2º agora ocupa da 33ª colocação, ao lado de Sebastião Dias, que estava em 12º e caiu para 34º.

Em Tuparetama, a publicação deste blog, a qual me referi acima, gerou repercussão nas redes sociais e por incrível que pareça o grosso dos questionamentos que o blog recebeu vieram da oposição ao prefeito Sávio Torres, quase todas indagando sobre a credibilidade da ong e do ranking, questionando os critérios e considerando se não estaria muito exagerada a diferença da colocação da gestão local em relação às gestões de outros municípios da região. Da situação, apenas o vereador Diógenes Patriota entrou em contato e se mostrou cético sobre a seriedade do ranking, ressaltando também no seu ponto de vista o exagero da classificação negativa.  

Recebemos também vários comentários questionando a classificação de prefeitos do Pajeú entre os 12 melhores. Leitores indagaram como o prefeito de São José do Egito podia estar em 2º lugar no ranking se "apenas há alguns meses conseguiu colocar a folha funcional em dia e que no ano passado atrasou a folha de pagamento todos os meses, por exemplo" "a cidade de São José do Egito é mal iluminada e as ruas cheias de buracos, agora que a prefeitura está começando a resolver os casos mais críticos...". A imagem da gestão de Evandro Valadares também é desgastada por conta da oposição ferrenha na Câmara de Vereadores (que transmite as sessões pelas redes sociais e via rádio) e entre seus opositores  que não deixam passar em branco as falhas do prefeito e da sua equipe.

Já no caso de Tabira informaram que a prefeitura está com salários atrasados de servidores e diretores. Opositores mais duros como Dr. Gilson Brito (provável candidato em 2020) e o vereador Alan colocam Sebastião Dias entre o piores gestores, com fama de mal pagador e que tem deixado o cidade esburacada e mal iluminada, além do ponto mais crítico que é a Saúde. Segundo os tabirenses insatisfeitos com Sebastião Dias, "o Hospital da cidade não funciona e falta até os remédios mais básicos na farmácia do município". Denunciam que além da cidade, a gestão abandonou os distritos.  Sobre Ingazeira e Iguaracy não recebemos comentários.

A RESPEITO DA ONG  e do RANKING DOS MELHORES E PIORES PREFEITOS DE PERNAMBUCO, a informação mais objetiva que encontramos foi a publicada no último dia 25 (sexta-feira) no BLOG DE JAMILDO, um dos mais sérios de Pernambuco. No blog, a matéria publicada por Fillipe Vilar informa que segundo o  responsável pela Ong, o empresário Augusto Jatobá, os números são colhidos de bancos de dados públicos, do Ministério Público, Tribunal de Contas, Polícia Federal, Polícia Civil, SUS e Ministério da Educação. Segundo Jatobá, outra meta é trazer “mais objetividade” ao debate político, sem prerrogativas ideológicas. 

Ainda sobre a matéria no blog do Jamil, o empresário afirma que a ONG é suprapartidária mas participantes são filiados  a partidos de direita e que não aceitam pessoas de esquerda: “Uma pessoa de esquerda até tentou se integrar, mas explicamos que ali não era a praia dele”, disse o empresário. 

Jatobá alerta, escreve Vilar, que os números do ranking podem ser enganosos. “Em muitos casos, o melhor é o menos pior. Se num índice que vai de, supomos, 0 a 10, o líder tem 3,5, ele não teria nada de que se orgulhar. Tem prefeitos que se estão postando como se estivessem muito bem, mas quando atualizarmos o ranking eles podem cair de primeiro ou segundo para centésimo”, avaliou. Nosso objetivo é ter isenção. O importante é trazer o debate”, pontuou Jatobá. Segundo o empresário, a periodicidade de atualização dos dados ainda está sendo debatida.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...