IMAGEM DO DIA

IMAGEM DO DIA

25.10.19

POLÍTICA | Ranking aponta melhores e piores prefeitos de Pernambuco. Gestão de Tuparetama tem avaliação negativa


ATUALIZAÇÃO EM 27/10/2019:   Em respeito à transparência e à linha editorial deste blog, estamos suprimindo o texto original desta publicação.

Embora uma análise das fontes e das referências citadas na postagem demonstre que não se trata de perfil falso nem de "fake news" pois a ong e o ranking existem e estão disponíveis na rede para acesso livre, UMA ANÁLISE mais criteriosa nos levam a questionar diversos pontos a respeito do ranking:  Quem são os técnicos e pesquisadores responsáveis pela pesquisa? Quais suas formações profissionais? Que critérios utilizaram para a análise de dados e  classificação? Quais as fontes utilizadas, ano e órgãos responsáveis?

Nenhuma dessas questões são informadas de forma clara na página da ong nem no site do ranking.  Por outro lado, analisando as postagens da Ong Liberdade em sua página no Facebook e no perfil do Instagram constatamos que tal grupo tem uma postura que consideramos de extrema direita e de defesa de privatização de bens públicos, com o que discordamos.

A RESPEITO DA ONG  e do RANKING DOS MELHORES E PIORES PREFEITOS DE PERNAMBUCO, a informação mais objetiva que encontramos foi a publicada no último dia 25 (sexta-feira) no BLOG DO JAMIL, que reproduzimos abaixo:

ONG de direita ranqueia gestões de prefeitos em Pernambuco Publicado por Fillipe Vilar em Notícias - A ONG Liberdade Pernambuco, que defende valores do liberalismo econômico, lançou o site Ranking de Prefeitos de Pernambuco, que elenca as gestões municipais no estado. A página está no ar desde a última quinta-feira (24). De acordo com o empresário Augusto Jatobá, a iniciativa do ranking é para unir em um só lugar os dados públicos sobre eficiência em diversos setores da administração. No site, existem rankings — de “melhores” e “piores” — divididos pelos pelas áreas de Finanças, Transparência, Empregos, Saúde, Educação e Segurança. Além dos rankings, existe uma sessão chamada “investigações”, onde são apontados os gestores investigados por supostas irregularidades. De acordo com a ONG, os números são colhidos de bancos de dados públicos, do Ministério Público, Tribunal de Contas, Polícia Federal, Polícia Civil, SUS e Ministério da Educação. Segundo Jatobá, outra meta é trazer “mais objetividade” ao debate político, sem prerrogativas ideológicas. O empresário afirma que a ONG, definida como suprapartidária, se mantém com doações dos próprios membros. Alguns participantes, segundo o empresário, são filiados aos partidos DEM, Novo, PSL e Cidadania. Contudo, nenhum dos membros teria mandato. Jatobá, que já foi filiado ao Novo, também diz que a organização é, sobretudo, defensora dos valores da liberdade econômica. De direita. “Uma pessoa de esquerda até tentou se integrar, mas explicamos que ali não era a praia dele”, disse o empresário. “Estamos estudando colocar outros índices para serem levados em consideração, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)”, afirmou. Ranking Segundo as listas da ONG, a prefeitura com melhor eficiência em finanças é a de Cachoeirinha, de Ivaldo (PSB). Já em transparência, é a de Jaboatão dos Guararapes, de Anderson Ferreira (PL). Em empregos, Inajá lidera, administrada por Adilson Timóteo Cavalcanti (PL). Na saúde, a gestão de Aline Freire (PL), de Terra Nova, é considerada a líder. Dr. Wilson (SD), de Barra de Guabiraba teria a melhor educação entre as prefeituras. Eliane Soares (PL), da cidade de Santa Cruz, teria a melhor gestão em segurança. Jatobá alerta, contudo, que os números, na verdade, podem ser enganosos. “Em muitos casos, o melhor é o menos pior. Se num índice que vai de, supomos, 0 a 10, o líder tem 3,5, ele não teria nada de que se orgulhar. Tem prefeitos que se estão postando como se estivessem muito bem, mas quando atualizarmos o ranking eles podem cair de primeiro ou segundo para centésimo”, avaliou. “A importância do ranking é trazer esses temas para a discussão pública. Existem outros rankings, de esquerda ou de direita, que sempre colocam gestores de partidos ligados a cada ideologia como os melhores. Nosso objetivo é ter isenção. O importante é trazer o debate”, pontuou Jatobá. Segundo o empresário, a periodicidade de atualização dos dados ainda está sendo debatida.

Em respeito à liberdade de informação, mantemos os links caso o(a) leitor(a) pretenda conferir o site da ong e o ranking dos prefeitos:  
Ong Liberdade.PE é uma instituição suprapartidária, sem fins lucrativos; 
  • Ranking dos Prefeitos - CLIQUE AQUI para conferir o ranking e pesquisar a classificação do gestor do seu município.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...