IMAGEM DO DIA

IMAGEM DO DIA

13.10.19

RELIGIÃO | Irmã Dulce será canonizada neste domingo pelo papa Francisco


Neste domingo, 13 de outubro, Irmã Dulce será canonizada em Roma pelo papa Francisco. É a primeira Santa do Brasil que não só viveu como também nasceu no país, em Salvador. Conhecida popularmente como a “mãe dos pobres”, será canonizada poucos anos depois da sua morte, o que não é comum para a maioria dos santos. A Igreja esperou às vezes séculos antes de declarar alguém como santo.

Em artigo para o site EL PAÍS o jornalista Juan Arias lembra que Irmã Dulce "Será canonizada durante o Sínodo de bispos sobre os problemas da Amazônia, em plena polêmica do presidente Jair Bolsonaro, católico e rebatizado na Igreja evangélica, com o papa Francisco, a quem o governo brasileiro de extrema direita acusa de intromissão nos assuntos internos do Brasil, por criticar a queima das florestas e o abandono dos indígenas. A nova Santa da Bahia estará rodeada por políticos brasileiros de todas as tendências neste domingo, na Basílica de São Pedro. A religiosa, intrépida e obcecada com os mais marginalizados da sociedade, dizia: “Meu partido é a pobreza”. Nunca teve escrúpulos em bater à porta dos políticos importantes do seu tempo, mas sempre para suplicar recursos para os mais abandonados, aos quais dedicou sua vida, e às obras por ela criadas exclusivamente para aliviar a dor e a pobreza".

Sobre a trajetória de vida de Irmã Dulce muitos fatos se tornaram conhecidos, como o episódio relatado pelo jornalista baiano Jorge Gauthier no livro-reportagem Irmã Dulce: Os Milagres pela Fé em que um lojista cuspiu na palma da mão estendida da freira que pedia uma doação para seus pobres doentes. A santa Dulce então, estendeu a mão limpa, explicando que essa outra palma continuava livre para receber a ajuda aos pobres.

Irmã Dulce e sua atenção no atendimento de saúde gratuito aos pobres é apontada pelo jornalista como uma pioneira,  quando ainda nem existia o Sistema Único de Saúde (SUS), criado na Constituição de 1988. Entre as santas católicas ela estará próxima de outra santa dos pobres, Madre Teresa de Calcutá. Eram religiosas da mesma geração e ambas tiveram  uma vida dedicada ao atendimento aos mais pobres.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...