IMAGEM DO DIA

IMAGEM DO DIA

29.10.19

TUPARETAMA | Resumo da sessão ordinária da Câmara de Vereadores em 28 de outubro


RESUMO DE SESSÃO ORDINÁRIA DE 28 DE OUTUBRO outubro 29, 2019 Segunda-feira 28/10, Sessão presidida pelo vereador Danilo Augusto (PDT). Vereadores presentes: Plécio Galvão (PSL) Vanda Lúcia (PSD) Orlando Ferreira (MDB) Idelbrando Valdevino(PSDB) Valmir Tunú (DEM) Arlã Gomes(PSDB) e Evaldo Daví (PSD). Ausente o vereador Diógenes Patriota (SD). 

Principais assuntos tratados pelos vereadores no grande expediente: O vereador Arlã Gomes justificou a ausência na sessão anterior em razão de problemas de saúde na família e tratou da crise da Saúde pública no país, reconhecendo que o problema afeta estados e municípios. Parabenizou os servidores públicos pela data comemorativa e o jovem tuparetamense formando de medicina Pedro Luís Nogueira, que está de férias e tem trabalhado como voluntário no Hospital Municipal. Também fez referência à diplomação dos conselheiros eleitos em 6 de outubro, que aconteceu na noite do dia 26 no Teatro Municipal. O vereador se mostrou otimista com a previsão de entrada de recursos do leilão do pré-sal no município, salientando que tais recursos serão utilizados pela Prefeitura para cobrir pagamentos atrasados a fornecedores e funcionários e a falta de insumos no hospital. 

O vereador Orlando Ferreira (PSL) cobrou a ampliação da área do Cemitério Bom Jesus. Alertou que o local já se encontra sem espaço para novas sepulturas e que não há justificativas para adiar tal ampliação visto que há mais 20 metros disponíveis na faixa de terra que acompanha a parede do local disponível. O vereador indagou por qual motivo o prefeito tem se omitido de realizar tal ampliação. Por fim fez uma análise das dificuldades financeiras que afetam a Prefeitura e disse que a causa principal de tal crise está na desorganização administrativa do gestor, afirmando que o prefeito brincou com o dinheiro do povo. 

O vereador Plécio Galvão (PSL) citou o ranking dos Melhores e Piores Prefeitos de PE divulgado pelo ong Liberdade.PE e disse estar envergonhado com a classificação geral de Tuparetama, entre os 12 piores do Estado, com colocações negativas principalmente na educação. Também lamentou a ausência de ações da Prefeitura voltadas para a população que mora na zona rural e o abandono da banda Paulo Rocha, Patrimônio histórico e cultural do município, bem como a falta de ações na Secretaria de Cultura, que parece estar morta. 

O vereador Danilo Augusto (PDT) apresentou um abaixo assinado de moradores do Bairro Bom Jesus pedindo solução para o problema do esgoto a céu aberto. Os cidadãos assinantes da petição informaram que haviam procurado o prefeito pedindo solução do problema mas que até o momento nada fora feito. O vereador disse que apresentará um PL destinando os 953 mil do pré-sal para o FUNPRETU que está sem dinheiro em caixa e cobrou o funcionamento Posto de Saúde do Cajueiro que esse ano ficou inativo sem atendimento à comunidade, e cuja reforma recente, apontada como pintura, custou quase 12 mil reais apesar de ter menos de 30m². 

A vereadora Vandinha (PSD) parabenizou os servidores públicos pelo seu dia e informou que participou de reunião com o prefeito e aposentados municipais onde foi feito um acordo para que o pagamento da folha dos inativos se dê até o dia 10 de cada mês. Afirmou que os funcionários ativos receberão o 13° e torce para os inativos receberem também. Também explicou que o Posto de Saúde do Cajueiro se encontra inativo no momento em razão da troca de equipamentos que será realizada em breve e que apresentará nas próximas reuniões a relação das obras e melhorias realizadas no imóvel. 

VOTAÇÕES: Foram colocadas em votação as emendas à Lei Orçamentária Anual sendo suspensa para sessão extraordinária na terça-feira (29). 

As sessões podem ser assistidas no Facebook Câmara de Tuparetama, no Canal da Câmara de Vereadores de Tuparetama no YouTube e ao vivo pela rádio Bom Jesus FM 87,9. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...