IMAGEM DO DIA

IMAGEM DO DIA

19.11.19

BRASIL| Livro-bomba sobre Eduardo Cunha, suspeito de chegar ao poder com dinheiro de Joesley para derrubar Dilma

Do site VIOMUNDO 

Dois dos melhores repórteres brasileiros lançam esta noite (19/11) em São Paulo, pela Editora Record, o livro Deus tenha misericórdia dessa nação, uma biografia não autorizada de Eduardo Cunha. O título do livro reproduz a frase dita pelo então presidente da Câmara ao votar pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que Cunha tramou e conduziu com sua base política no Congresso — no que se convencionou chamar de golpe de 2016. 

O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, mandou abrir inquérito para apurar se Cunha usou R$ 30 milhões de Joesley Batista, para comprar o apoio político que o levou ao cargo. A apuração ficou parada durante mais de um ano por inação da ex-procuradora geral Raquel Dodge, alçada ao cargo pelo ex-presidente Michel Temer, beneficiário do golpe. 

O inquérito poderá deixar claro, pela primeira vez, a quem interessava mais diretamente derrubar Dilma Rousseff: Joesley e Wesley Batista eram muito próximos — e faziam negócios — com Aécio Neves. Segundo delação de Ricardo Saud ao MPF de Minas Gerais, os R$ 30 milhões foram distribuídos a deputados federais para garantir a eleição de Eduardo Cunha à presidência da Câmara. 

Como repórter de O Globo, Chico Otávio está envolvido na investigação jornalística do assassinato da vereadora Marielle Franco. Clique aqui para ler a matéria completa e o press release do livro de Chico Otávio e Aloy Jupiara  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...