Visto como mais uma tentativa de desmonte do Estado em prol de interesses privados, de acordo com opinião de deputados da oposição e economistas, o pacote de medidas econômicas chamado "Plano Mais Brasil" apresentado pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) ao Congresso também causou preocupação e protestos imediatos de deputado federal do sertão do Pajeú, Carlos Veras (PT-PE).
"Ao invés de medidas que promovam o desenvolvimento econômico com justiça social e geração de renda, o governo federal vem com mais ataques à classe trabalhadora. Bolsonaro entregou terça-feira (5/11) ao Congresso Nacional três PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que podem diminuir investimentos em saúde e educação, reduzir jornada e salário de servidor e extinguir pequenos municípios. Vamos nos manter firmes e fortes aqui na resistência. Precisamos do apoio da população para formar uma frente de luta e travar mais essa batalha em defesa de direitos" comentou Veras.
Na terça-feira (5/11), foram feitas três Propostas de Emenda Constitucional (PECs), englobadas no que a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, chama de “Plano Mais Brasil”: PEC do Pacto Federativo, PEC Emergencial e PEC dos Fundos Públicos. As propostas mexem fundamentalmente em fundos públicos, na carreira de servidores e em regras de contas públicas que envolvem, por exemplo, repasses às pastas de saúde e educação de estados e municípios.
PARA LER MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Entenda o pacote de Bolsonaro que coloca o Estado a serviço do mercado
Economistas elogiam pacote de Guedes, mas preveem entraves no Congresso
Pacote de Guedes sem proteção a mais pobres provoca resistência até em liberais do Congresso PARA LER MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Entenda o pacote de Bolsonaro que coloca o Estado a serviço do mercado
Economistas elogiam pacote de Guedes, mas preveem entraves no Congresso
6 pontos da reforma econômica de Paulo Guedes que podem te afetar diretamente