Resumo da Sessão Ordinária da segunda-feira 04/11 da Câmara de Vereadores de Tuparetama. A sessão foi presidida pelo
vereador Danilo Augusto (PDT) estando presentes os vereadores Plécio Galvão
(PSL) Vanda Lúcia (PSD) Orlando Ferreira (MDB) Idelbrando Valdevino (PSDB)
Valmir Tunú (DEM) e Evaldo Daví (PSD).
Os vereadores Diógenes Patriota (SD) e Arlã Markson (PSDB) faltaram por
motivos da saúde.
![]() |
Valmir Tunu |
Em seguida o vereador Orlando Ferreira (PSL) alertou sobre o abastecimento de água no município, informando que várias famílias da zona rural estão recebendo água de carro-pipa em suas cisternas provenientes do açude de Francisco Perazzo (popular açude do governo) e que não são comunicados sobre a procedência da água, colocando em risco a saúde das famílias visto que as últimas análises feitas na água do açude demonstraram que é imprópria para consumo humano, inclusive para banho.
![]() |
Orlando Ferreira |
O vereador Plécio Galvão (PSL) criticou a situação das estradas vicinais informando que ao contrário do que afirma o vereador Valmir, falta refazer algumas. Cobrou uma justificativa dos colegas vereadores da bancada da situação por faltarem à sessão da última terça-feira e não votarem nas emendas do orçamento 2020. O vereador também cobrou os extratos do FUNPRETU já solicitados anteriormente e não enviados à Câmara de Vereadores.
![]() |
Plécio Galvão |
A vereadora Vandinha (PSD) fez um breve relato da sua participação na Conferência Estadual das Mulheres em Gravatá onde esteve representando o poder legislativo e ressaltou a importância das propostas aprovadas na conferência. Indagada anteriormente sobre sua ausência na sessão extraordinária da última terça-feira, para votar emendas à LOA, justificou a falta por motivos pessoais e que não deixou de esclarecer os motivos às pessoas que lhe procuraram.
![]() |
Vanda Lúcia |
O vereador Danilo Augusto (PDT) cobrou ao gestor os comprovantes dos repasses aos bancos das parcelas dos empréstimos consignados feitos pelos dos funcionários públicos, até então não enviados pelo prefeito. Em seu tempo de fala também lamentou que todos os dados de órgãos de controle e de avaliação mostram que a gestão atual figura entre as piores do Estado, uma administração ineficiente e em situação crítica.
![]() |
Danilo Augusto |
Foram colocados em
votação dois requerimentos apresentados pelo vereador Plécio: Solicitação da
retirada de barras de ferro na passarela para permitir acesso dos cadeirantes e solicitação da
escritura do terreno e do mapa da área
construída e não construída do cemitério Bom Jesus. Foram colocados em votação também dois requerimentos
de autoria do vereador Danilo Augusto: Solicitação da Lista dos Contratados temporários da Prefeitura Municipal e escala dos médicos da Unidade Mista de Saúde e solicitação para que a prefeitura realize a entrega a domicílio de medicamentos para idosos em tratamento do SUS, acima de 60
anos.
A sessão pode ser assistida na página da Câmara de Tuparetama no Facebook
no canal da Câmara de Vereadores de Tuparetama no YouTube e ao vivo pela rádio
Bom Jesus FM 87,9.