IMAGEM DO DIA

IMAGEM DO DIA

26.12.19

CHUVAS | Sem influência do El Niño e La Niña,2020 promete chuvas dentro da média no Sertão


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não deverá haver influência do fenômeno El Niño ou La Niña nos três primeiros meses de 2020, o que indica que as chuvas ficarão dentro da normalidade no período.

Segundo análise do Inmet, as condições da temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico Equatorial estão dentro das suas características normais indicando que a área do fenômeno El Niño está em sua fase neutra, portanto sem atuação de El Niño ou La Niña, grandes responsáveis pelos períodos de seca no Nordeste.

Os modelos de previsão indicam probabilidade elevada de que a condição de neutralidade se mantenha ao longo de todo o verão, assim, no Nordeste haverá o predomínio de áreas com maior probabilidade de chuvas acima da média nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco, bem como no sul dos estados do Maranhão e do Piauí.

Para o 3º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Recife, “Os modelos indicam ocorrência de chuvas dentro da normalidade”. Na segunda quinzena de janeiro, os institutos de meteorologia (Fuceme, Inmet e Cptec/Inpe) costumam apresentar o primeiro prognóstico para os meses de fevereiro, março e abril, que integram a quadra chuvosa no sertão nordestino.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...