IMAGEM DO DIA

IMAGEM DO DIA

1.12.19

IPA LEVA AGRICULTORES DE TUPARETAMA PARA CONHECEREM TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO


Na última quinta-feira, 28/11, 20 agricultores de Tuparetama estiveram na Gerência Regional do IPA em Afogados da Ingazeira. Conheceram o escritório local e tomaram um café da manhã juntos com o gerente Dêva Pessoa, conterrâneo e ex-prefeito de Tuparetama. 

Após essa visita foram participar de uma excursão do Projeto Dom Helder Câmara-PDHC, coordenado pelo IPA. A excursão levou os agricultores para a comunidade de Barreiro de Ibitiranga em Carnaíba, propriedade que dispõe de várias tecnologias alternativas em pleno uso. Lá os agricultores puderam conhecer diversas tecnologias sustentáveis de convivência com o semiárido, como sistemas de irrigação, bio digestor, aquaponia, produção de mudas nativas e frutíferas, reaproveitamento de águas cinzas, apicultura, piscicultura, dentre outros. 

O intuito da excursão é divulgar e incentivar o uso dessas novas formas de cultivos e tecnologias sustentáveis, de fácil implantação. 

O gerente do IPA, Dêva Pessoa, comentou: "Iremos construir na Unidade de Referência em Tuparetama uma cisterna calçadão com capacidade para 52.000 litros com o intuito de desenvolver nosso propósito. Agradeço aos técnicos de Tuparetama, Marcileyne e Jorge, ao supervisor Petrônio Ramos e ao técnico de Carnaíba Allysson Cordeiro pelo empenho. Um agradecimento todo especial aos proprietários do sítio visitado, o Sr Reginaldo e sua filha Maria que acolheu a todos. Muito obrigado em meu nome o da nossa instituição" 

Fotos: IPA/ Divulgação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...